O Banco de Sangue de SJC comemora o “Junho Vermelho”, mês dedicado à doação de sangue. A campanha é celebrada em todo o País para estimular as doações de sangue no período de frio, quando os bancos de sangue registram quedas no comparecimento de doadores em função das manhãs frias e das doenças de inverno. Este ano, mais uma vez, o período é agravado pela pandemia da Covid-19.
Doar sangue é um gesto rápido, indolor e que não traz nenhum prejuízo à saúde. O doador passa por um processo de triagem que inclui a verificação do peso, pressão arterial, teste de anemia e uma entrevista sobre hábitos comportamentais. Os 450 ml de sangue coletados são separados em hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas). Além disso, o sangue é submetido a exames previstos por lei como Hepatite B e C, HIV e Doença de Chagas.
O sangue coletado é transfundido em pacientes dos principais hospitais da região, entre eles os Hospitais Municipal e Regional de São José dos Campos, as Santas Casas de São José, Jacareí e Pindamonhangaba e o Hospital Pio XII.
Segurança na pandemia – Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue de São José adotou medidas de segurança como controle no acesso, verificação da temperatura, uso de álcool em gel e máscara, sinalização das cadeiras, instalação de divisórias de acrílico nas áreas de atendimento e higienização permanente do prédio, mobiliário e cadeiras de doação.
Quem teve Covid pode doar sangue 30 dias após o final dos sintomas. Se teve contato com alguém com a doença, poderá doar após 15 dias, desde que não tenha apresentado sintomas. Se apresentou sintomas como coriza, febre, dor de garganta nos últimos 15 dias, deve aguardar 30 dias após o final dos sintomas para doar.
Pessoas que tomaram a Coronavac podem doar 48 horas após cada dose. Já quem foi imunizado com as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, pode doar 7 dias após cada dose.
Requisitos para doar sangue
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos
- Menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais
- Pesar no mínimo 50 kg
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial com foto
- Não estar em jejum, mas evitar alimentos com leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação. Você pode ingerir café puro, chá ou suco, frutas, bolacha de água e sal, torrada e pão francês com geleia de frutas ou mel
- Ter repousado por, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas
Banco de Sangue de SJC
De segunda a sexta, das 7h às 12h30.
Rua Antônio Saes, 425 – Centro – São José dos Campos
Telefone 12 3519-3766
Whatsapp 12 98136-0011
Site: www.shhsjc.com.br
Facebook e Instagram: Banco de Sangue de SJC
Assessoria de Imprensa