O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos comemora o Junho Vermelho, mês dedicado a estimular a doação de sangue, e o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14/6.
O Junho Vermelho foi criado para incentivar as doações e garantir estoques de sangue suficientes para o período de inverno. “Todos os anos registramos queda nas doações em função das manhãs frias e das doenças típicas do inverno, como resfriados, gripes, rinites e bronquites, que impedem a doação temporariamente. Este ano, mais uma vez, temos a pandemia como agravante”, explica Paulo Pontes, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de SJC.
O Dia Mundial do Doador de Sangue destaca a importante contribuição dos doadores para salvar vidas. Mesmo durante a pandemia, os doadores têm atendido ao chamado do banco de sangue e realizado doações regularmente. A instituição registrou um aumento de 16,4% no número de doadores comparando janeiro a outubro de 2020 com o mesmo período do ano anterior.
O Serviço de Hemoterapia realiza, em média, 3.500 transfusões de sangue por mês. Entre os hospitais atendidos pela instituição estão o Hospital Municipal e o Hospital Regional de São José dos Campos, as Santas Casas de São José, Jacareí e Pindamonhangaba e o Hospital Santos Dumont.
Pandemia – Por se tratar de um serviço essencial à população, o Banco de Sangue de São José dos Campos está funcionando normalmente durante a pandemia. A instituição adotou medidas de segurança como:
- Controle no acesso ao prédio e verificação da temperatura dos candidatos
- Disponibilização de dispensers de álcool em gel
- Uso obrigatório de máscara por funcionários e doadores
- Cadeiras sinalizadas para garantir o distanciamento
- Instalação de divisórias de acrílico na Recepção, Triagem e Sala de Lanches
- Higienização contínua das cadeiras da sala de coleta
Os principais requisitos para doar sangue são:
- Estar saudável
- Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos)
- Menores devem vir acompanhados de um dos pais
- Pesar no mínimo 50kg
- Trazer um documento oficial com foto
- Ter dormido no mínimo 6 horas
- Não estar em jejum (evitar leite, derivados do leite e alimentos gordurosos). Você pode tomar café preto, pão com geleia ou mel e comer uma fruta.
- Quem teve Covid pode doar 30 dias após o final dos sintomas
- Pessoas que tomaram a vacina Coronavac podem doar 48 horas após cada dose e 7 dias após cada dose da AstraZeneca e da Pfizer
- Quem tomou a vacina da gripe pode doar após 48 horas
A doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 12h30, à rua Antônio Saes, 425 – Centro – São José dos Campos. Telefone: 3519-3766 Whatsapp: 98136-0011
Site: www.shhsjc.com.br
Face e Insta: Banco de Sangue de SJC
Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos
Assessoria de Imprensa | Vanessa Fernandes (Mtb 23.615)
12 99791-1233